Guincho Antigo

No dicionário: guincho

Substantivo masculino.
Veículo dotado de pequeno guindaste, us. em geral para rebocar carros enguiçados; reboque.
Origem:
⊙ETIM ing. winch 'molinete, guincho'.
Semelhantes:
Reboque.

Conheça o significado

Guincho?

O guincho ou caminhão guincho, (também conhecido como reboque), é um veículo que utiliza um pequeno guindaste atrelado ao caminhão usado para poder elevar e movimentar veículos em geral e alguns tipos de maquinários.

Um exemplo seria o reboque de motocicletas, reboque de carros quebrados, batidos, ou reboque de ônibus e também caminhões, como também, o reboque é utilizado para guinchar barcos e também certos tipos de maquinários.

Saiba mais sobre guincho>
Guincho História
Inventou o Guincho

E quem inventou o guincho?

O componente mais importante do guincho, que permitiu que o caminhão se tornasse um guincho, surgiu antes mesmo da invenção do primeiro veículo , é o famoso “guindaste”.
Historicamente, os primeiros guindastes foram inventados na Idade Antiga pelos gregos e eram movidos por homens e/ou animais de carga (como os burros) e eram utilizados para poder movimentar cargas e até mesmo para construção civil da época.
Com a evolução e industrialização, os guindastes se tornaram modernos, mais leves, e facilmente adaptáveis às necessidades, o que foi evoluindo e tornando possível a operação por um controlador e até mesmo um operador. O que torna incrível essa evolução, é que também o guindaste foi se adaptando até ao ponto de conseguir se comunicar com o veículo, caminhão, através de cabo ou até mesmo outros tipos de comandos. Tornando possível assim, o reboque de veículos que conhecemos hoje.

E quais os tipos de guincho?

Entre todos os tipos de guincho, dentre os mais variados podemos citar:

Guincho veicular

Possui a categoria leves, médios e pesados são prático, com comando acionado por alavanca, tornando o equipamento de fácil utilização para tombamento, colisões, pane mecânica e etc.

Guincho elétrico

Geralmente utilizado para pequenos e médios negócios. É um tipo de equipamento que conta com baixo índice de ruído, fácil manuseio e praticidade na hora de ser comandado por controle remoto.

Guincho de arraste

Este equipamento é ideal para o arraste e reboque de cargas pesadas, equipamentos para içamento, e como reforço para elevação de peso para indústrias de grande porte.

Guincho Tipo
Guincho Hoje

Pedir Guincho?

Até o ano de 2013, antes do surgimento de investimentos na área de tecnologia x guincho, os pedidos de guincho eram realizados diretamente para as seguradoras via telefone, quando o veículo e/ou carga possuía contrato de seguro, ou, também, diretamente por telefone, indicação, e através de filtro na busca da lista telefônica ou após a escolha de um profissional nos buscadores da internet.

Com o avanço da tecnologia, hoje já é possível solicitar guincho via app, igual o modelo utilizado por empresas como a Uber, 99 e Carbify. Este fato modificou a forma de pedir guincho contribuindo para a mobilidade e para a sociedade, facilitou a vida das pessoas que precisam usar o serviço, e também se tornou uma fonte de renda para os profissionais de guincho.

Pedir Guincho pelo App